Especialização ou Mestrado: você sabe a diferença?

A exigência do mercado para profissionais cada vez mais capacitados fez com que a procura por cursos de pós-graduação só aumentasse. Na hora de escolher a melhor opção a dúvida sempre vem. Afinal de contas, é mais indicado fazer uma especialização ou mestrado na sua área de atuação?

Para ajudar você a decidir em qual tipo de curso investir preparamos um post mostrando as principais diferenças entre esses dois tipos de cursos de pós-graduação. Descubra!

Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

Para entender o que especialização ou mestrado você precisa primeiro conhecer o significado dos dois termos acima.

O termo Latu Sensu significa “Sentido amplo”. As pós-graduações dessa categoria têm como principal objetivo trazer mais especialização para um profissional em sua área. Ela geralmente é procurada por aquelas pessoas que já estão no mercado e querem um auxílio para se tornarem ainda mais capacitados na função que atuam.

Já o termo Stricto Sensu significa “Sentido limitado”. Consequentemente, as pós-graduações dessa categoria são mais restritas, voltadas para profissionais que querem atuar em um mercado específico.

Entendido os dois conceitos, precisamos agora compreender o que é Especialização e Mestrado.

Uma grande dúvida: Especialização ou Mestrado – Fonte: https://selecaoengenharia.com.br

Cursos de Especialização

O curso de Especialização em qualquer área se categoriza como um curso Lato Sensu. Como foi compreendido no tópico anterior, esse tipo de pós-graduação tem como objetivo capacitar um profissional para um tipo específico de função.

Ao optar pela Especialização na sua área, você dá início ao processo de capacitação de habilidades técnicas específicas em um tema em particular. Hoje é possível encontrar cursos de Especializações nos mais variados mercados.

A grande vantagem de um curso de Especialização é que ele não é voltado para profissionais de uma formação em particular. Por exemplo, um curso de especialização em Engenharia Diagnóstica não precisa ser feito apenas por graduados em Engenharia. Arquitetos que querem trabalhar nessa função também podem e devem optar pelo curso.

Os cursos de Especialização geralmente têm duração de dois anos, com 400 horas-aula. Para conclusão da pós-graduação, a escola exige um trabalho de conclusão de curso sobre o tema que foi estudado.

Curso de Mestrado

Os cursos de Mestrado são do tipo Stricto Sensu e trazem um conhecimento mais restrito para os profissionais. O objetivo dessa pós-graduação é aprofundar o conhecimento de graduados que queiram ingressar na carreira acadêmica, trabalhando como professores ou pesquisadores.

O Mestrado pode ser de dois tipos: profissionalizante ou acadêmico. O primeiro tipo é menos teórico e tem seu foco mais no mercado. É voltado para profissionais que querem atuar em determinada área como mestres em sua graduação. Já o mestrado acadêmico é aquele que formará professores e pesquisadores. O aluno se prepara para um campo específico para poder atuar em sua função.

Uma pós-graduação de Mestrado tem geralmente a duração de dois anos e exige uma dissertação como trabalho de conclusão do curso.

Entendeu melhor a diferença entre Especialização e Mestrado? Já sabe qual dos dois tipos de pós-graduação você quer fazer? Conta para nós nos comentários!

Comentários