6 ótimos motivos para fazer uma MBA em Plataforma em BIM

Ainda em dúvidas sobre como utilizar a Plataforma BIM? O Building Information Modeling (BIM), traduzido como Modelagem da Informação da Construção, é o mais novo conceito de projetos para construções. As vantagens do BIM são inquestionáveis, ainda que muitos engenheiros e arquitetos ainda não as tenham percebido.

Muito utilizado no exterior, o BIM oferece recursos ainda pouco explorados no mercado do Brasil. Um mercado promissor que faz toda a diferença na gestão e nos projetos de construção.

Hoje te garanto! São muitos os motivos para fazer um MBA em Plataforma BIM e vamos apresentar 6 deles.

1. O BIM trouxe uma revolução para a construção civil

A plataforma BIM se tornou uma ferramenta imprescindível para o profissional da construção civil se destacar. Os profissionais que trabalham com essa tecnologia utilizam modelos paramétricos 3D, 4D, 5D, 6D, 7D … nD, uma grande evolução dos processos convencionais.

Dimensões do BIM – Fonte: http://bimtalk.co.uk/

Na arquitetura e engenharia permite o acompanhamento e execução do projeto desde a fase inicial até a sua conclusão, além da sua operação.

2. Melhor que a representação 2D

O desenho em 2D é uma representação planificada da construção. Utilizar modelos 3D e de outras dimensões na plataforma BIM permite uma visualização mais realista do projeto, como a visão ampla e possibilidades de se realizar inúmeras simulações.

3. Trabalho colaborativo

O BIM permite que vários profissionais trabalhem ao mesmo tempo num único modelo e todos as partes envolvidas são agregadas no planejamento da construção. Informações e detalhes do projeto podem ser acessadas por todos os profissionais, e cada um adiciona os dados relativos a sua especificidade (disciplina), arquitetos engenheiros, construtores, fornecedores e outros stakeholders.

Trabalho colaborativo com o BIM – Fonte: https://redstack.com.au

4. BIM e novas tecnologias

As ferramentas mais populares como o CAD, foram pioneiras na transição do papel para o computador. Esses softwares não vão desaparecer, mas a plataforma BIM agrega muito mais funcionalidades do que elas. A tecnologia avança na velocidade da luz e em breve, o BIM vai poder ser utilizado em smartphones e outras ferramentas, trazendo mobilidade e ainda mais facilidades na elaboração e execução dos projetos.

5. Sustentabilidade

 Os caminhos sustentáveis na construção civil são uma tendência inevitável e a plataforma BIM contribui muito com esse conceito. Com um modelo que contempla todo o ciclo de vida da construção, pode-se prever o melhor aproveitamento de materiais e consequente diminuição na geração de resíduos, simulações de conforto térmico para se atingir o menor uso de ar condicionados e outros sistemas… são inúmeras possibilidades de parametrização e uso.

É possível ainda controlar o orçamento com o BIM. Tudo isso valoriza o projeto, reduzindo custos e tempo durante a etapa de construção.

6. Gerenciamento de projetos

 Um curso de graduação dificilmente ensina de forma suficiente o gerenciamento de projetos, e essa é uma habilidade especial e essencial para arquitetos e engenheiros. As metodologias antigas estão sendo substituídas pelo BIM, especializar-se na plataforma é um diferencial nesse mercado de transição.O mercado demanda especialistas em BIM que possam transformar a indústria da construção civil.

Uma boa opção é o curso MBA em plataforma BIM do INBEC. O curso é  ideal para os profissionais que buscam aperfeiçoamento e inovação da sua carreira. Fica a nossa dica!

E você o que achou desse post? Está preparado para o mundo do BIM?
Compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário.

Comentários