O Uso de Containers na Construção Civil: uma Tendência Sustentável

Você sabia que o uso de containers na construção civil é uma tendência sustentável no Brasil e no mundo? O reaproveitamento de containers em projetos habitacionais e comerciais apresenta inúmeras vantagens econômicas e ambientais. Confira nesse artigo algumas delas.

Redução do impacto ambiental

A construção civil no Brasil é responsável por cerca de 50% de resíduos sólidos. A construção com uso de containers evita o abandono de peças e a acumulação de resíduos e entulhos. Além disso, esse tipo de construção favorece o uso de recursos naturais e o reaproveitamento de materiais disponíveis do próprio ambiente.

Ao optar pelo container, opta-se pelo reuso, ou seja, um descarte a menos na natureza. Para que o projeto seja sustentável como um todo, práticas sócio econômicas devem ser adotadas, como o aproveitamento da luz solar e a ventilação natural, o que reduz o uso de ar condicionado, por exemplo.

 

Inovação e modernidade

O uso do containers na construção data de 1850, com pedidos de patentes para conversão de vagões de trens em restaurantes fixos. Hoje, já é uma tendência na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos. No Brasil, é recente a sua utilização para edificações residenciais e comerciais, no entanto há tempo são utilizados em canteiros de obra. Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial em investimentos em construções sustentáveis.

Um excelente exemplo de inovação é o Tetris Container Hoster em Foz do Iguaçu, projeto que traz inovação, qualidade e sustentabilidade.

Tetris Container Hostel em Foz do Iguaçu – Fonte: https://www.tripadvisor.com.br

O uso de containers na construção civil é uma tendência inovadora na arquitetura, uma vez que a sua inspiração industrial proporciona charme e modernidade aos projetos.

Obra mais rápida e mais barata

O uso de containers na construção pode significar uma redução no investimento em até 20%. Além dessa economia significativa, a obra fica pronta cerca de 3 vezes mais rápido do que uma obra com alvenaria. Isso porque processos como fundação e terraplanagem são dispensáveis com o uso de containers, que se apoiam nos quatro cantos, sendo necessário apenas calçá-los.

Sua estrutura modular facilita a execução do projeto, sendo a condição básica é garantir o acesso do caminhão ao terreno onde ele será colocado.

O Brasil tem um bom destaque nas construções com uso de containers. Como publicado no site do CAU-SC, o arquiteto Rodrigo Kirck obteve em 2017 teve o seu projeto ”Container Architecture” premiado entre os vencedores da 5º edição anual do prêmio Architizer Awards, um dos mais renomados concursos de projetos de arquitetura mundial.

Projeto premiado do arquiteto Rodrigo Kirck premiado no Architizer Awards 2017 – Fonte: www.rodrigokirck.com.br

Arquitetura Bioclimática

A arquitetura bioclimática é uma alternativa e contribui para a sustentabilidade do projeto. Existem diferentes soluções para climatizar os containers, que contam com materiais de revestimentos térmicos para isolamento e pinturas reflexivas. Estudar bem o local para fazer um projeto adequado ao clima é fundamental. Seguindo o modelo sustentável, o projeto ainda possibilita a implantação de um sistema de coleta de água. O vídeo do Momento Ambiental destaca um ótimo exemplo do uso de containers na construção civil.

Flexibilidade construtiva

Os módulos têm diferentes dimensões, são super resistentes e ao mesmo tempo leves, o que facilita o deslocamento e o encaixe. Além disso, a construção modular garante a facilidade de expansão do projeto e reformas. Outra vantagem, refere-se a possibilidade de desmonte e transporte para outro terreno. Os containers suportam até 25 toneladas e podem ser empilhados em até 8 unidades, o que proporciona diferentes formas de encaixes e edificações.

Juntamente com os professores Sérgio Scheer, Helena Graf e Paula Tissei, publiquei um artigo no periódico Revista Mix Sustentável da UFSC destacando o uso dos containers na construção civil e a integração dos projetos com a Plataforma BIM. Confira no PDF abaixo.

O uso de containers na construção civil é uma tendência sustentável que chegou para ficar. Você conhece algum projeto com esse conceito? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência!

Ah…não esqueça de compartilhar o conteúdo desse post nas redes sociais. Vamos espalhar a ideia e o conteúdo para outras pessoas.

Comentários